Logo Clipp - Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise

ARTIGOS

12/01/2010 
Carta de Urgência?

Carta de Urgência?

O tema URGÊNCIA, em relação à infância,  continua causando pelo mundo afora. Após encerrar os trabalhos do CIEN em 2009, na Jornada Internacional de Buenos Aires na manhã de 27 de novembro, este tema inaugurará as atividades de 2010 daRede Internacional dos Institutos Infantis do Campo Freudiano (Ri3) em Bordeaux. Jean-Robert Rabanel, presidente do RI3, se ocupa da preparação das Jornadas de 23-24 de janeiro de 2010, sobre “Caso de Urgência”cuja abertura está a cargo de Philippe Lacadée e Daniel Roy. Estão convidados os psicanalistas: Jacques Borie (Lyon), Marie-Hélène Brousse (Paris) e Virginio Baio(Livorno, Itália). Para o encerramento, prevê-se uma alegre noitada.

                              O Folhetim das Jornadas, moderado por Roy, inventado para desencadear um debate virtual, resultou numa rica “troca de cartas”.  A nº 13, “Urgência/USA”, de Michel Neycensas, inspirada num artigo da Newswee, é um tipo de go-between que carrega um pedido simbólico e singular do garoto Max (2008). Por um lado, Max, escriba de seu próprio sofrimento, aos sete anos e meio escreveu uma carta (citada por Michel) que poderia tranquilamente ser endereçada à psiquiatria medical e científica como um pedido (universal) urgente de basta: “não sei o que me controla, mas sei que não sou eu. Preciso verdadeiramente de ajuda...”. Por outro,  Michel descreve o corpo (particular) deste garoto destroçado pela psiquiatrização como uma espécie de carta que narra os efeitos da “massa diagnóstica” sobre sua doença. Ou não! (ver “Urgência/USA”:www.clipp.org.br).

Os textos para o Folhetim das Jornadas devem ser endereçados para:danielroy@wanadoo.frherve.damase@orange.fr; inscrição na lista de difusão do R13 laliste-subcribe@ri3.br. Mais informações  www.Ri3.be.

 


Voltar ao topo
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade