Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

Editorial Hades #10

Hades #10

EDITORIAL

José Wilson R. Braga Júnior (CLIPP)

Nesta edição #10 do Boletim HADES decidimos fazer um compilado de textos selecionados do site da CLIPP – seção ATUALIDADES PSICANALÍTICAS – rubrica criada no início da pandemia com o objetivo de compartilhar, com a comunidade psicanalítica de orientação lacaniana, as contribuições de colegas do Campo Freudiano além-mar. São textos de língua inglesa publicados na revista eletrônica Lacanian Review Online cujos temas refletem questões da contemporaneidade.

Keren Ben-Hagai em ‘A existência da Mulher’ destaca o esforço teórico de Freud em torno do mistério da sexualidade feminina (o que quer uma mulher? Como a mulher se torna mulher?). Desenvolve sua pesquisa a partir do termo em alemão ‘Wie es wird, wie sich das Weib’ – “uma coisa que se transforma em mulher” ou uma mulher que vem a existir.

Marco Focchi em seu texto ‘As mulheres contam suas histórias’, trabalha na relação da mulher e seu desejo na cultura desde a época vitoriana até a contemporaneidade. Freud com sua experiência analítica com as histéricas que “tropeça no desejo de Dora”; Lacan que ouviu as místicas para tentar desvendar o desejo feminino e os ‘testemunhos’ escritos por mulheres “que narram de forma inequívoca os meandros de seu desejo”.

Dor e gozo’ é o título escolhido por Keren Ben-Hagai que se interroga sobre a relação que faz Lacan entre a dor – um excesso que perturba, como teorizava Freud em seu Projeto para uma psicologia científica (1895) – característica existencial do falasser, e o gozo feminino.

Para finalizar, Rosa Elena Manzetti no texto ‘O dizer do sexo’ discorre sobre o impasse do neurótico com seu nome próprio, o real que, estando do lado da singularidade, o importuna. Sendo o neurótico um Sem-nome, “a única certeza de sua identidade sexual vem do fato de se responsabilizar pelo seu gozo”. E sendo o sexo um real, como cada sujeito responde a esse real do sexo?

Boa leitura a todos!