Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

Notícias do VII ENAPOL – set/2015

O IMPÉRIO DAS IMAGENS

Em São Paulo, nos dias 4, 5 e 6 de setembro, acontecerá o VII ENAPOL com o título O Império das Imagens.

O ENAPOL, Encontro Americano da Psicanálise de Orientação Lacaniana, acontece a cada dois anos, sob a direção da FAPOL, Federação Americana de Psicanálise da Orientação Lacaniana que reúne e mantém estreitos os laços entre as três Escolas americanas, a Escola Brasileira de Psicanálise (EBP), a Escola de Orientação Lacaniana (EOL) e a Nova Escola Lacaniana (NEL).
Seguindo a orientação do que tem sido discutido no Campo Freudiano, este Encontro abordará o Imaginário e suas incidências tal qual se coloca na atualidade.

Como apresentado no argumento da Direção Executiva, “O império das imagens parece ocupar o lugar das referências que vacilam na atualidade. Examinar sua desordem, sua fugacidade, sua desarticulação, e estabelecer como isso incide na vida das pessoas, nas constelações familiares, no ordenamento social, no trabalho, nas referências culturais, nos laços amorosos e sexuais, nas “identidades” sexuais, nas parentalidades, e colocar as consequências que finalmente registramos na clínica é uma exigência para a Psicanálise”.

Tendo como eixos temáticos, O Mal-estar na Civilização, Nossos Conceitos Revisitados e Rumo a uma Nova Clínica, trabalharemos em Plenárias, Conversações e Mesas Simultâneas que visam a possibilitar a abordagem do tema desde o mais epistêmico/clínico da psicanálise pura, a experiência dos analistas praticantes em consultório, em instituições públicas e privadas, de saúde, educação e jurídica assim como, as contribuições vindas de outros setores da sociedade.
Vale dizer que o tema já começou a ser trabalhado em todas as Escolas e Institutos do Campo Freudiano através das Atividades Preparatórias.

Mensalmente, temos o Flash, o boletim que traz os textos e comentários dos colegas da AMP que orientam o debate.
Estas e outras informações, como textos, inscrições, eixos temáticos, apresentação dos trabalhos, conversações, poderão ser encontradas no site oimperiodasimagens.com.br

Convidamos todos a participarem!

Maria Helena Barbosa,
Coordenação Geral do VII ENAPOL