Logo Clipp - Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise

NOTÍCIAS

Notícias do VI Enapol - 2013

Sempre uma oportunidade imperdível rever Buenos Aires querido, a cada semana lacaniana. Analistas dos quatro cantos da América latina, acolhidos pelos jacarandás floridos, margeando ruas e praças da cidade, para participarem do VI ENAPOL - Encontro Americano de Psicanálise de Orientação Lacaniana.Falar com o corpo, a crise da normalidade e a agitação no real, o tema do Encontro,sinônimo do mal-estar da cultura, no século XXI. Foi desse mal-estar que conversamos nas mesas simultâneas, nas plenárias, no encontro do CEREDA, do CIEN, da TyA  e na Conversação dos Institutos – Haun.

Abordar o mal-estar de hoje: a globalização a medicalizar as diferenças, as exceções; a googalização – googled world – da sociedade através de banco de dados via projeto 23andme;um DSM V, sem qualquer validade científica, contribuindo para a medicalização da vida. Consequentemente, permeando tudo isso, mais angústia, mais depressões, mais adicções, mais bipolaridade generalizada, mais “metástase de gozo”, mais “crianças tiranas”. Nesse contexto encontra-se o psicanalista lacaniano. Imprescindível discutir entre veteranos e menos experientes a função do analista e a direção do tratamento na singularidade do caso a caso.

Ricardo Seldes, presidente do VI ENAPOL, pontua que a Escola provoca o desejo e o ENAPOL provoca o desejo de despertar, um despertar singular, talvez, para mais investimento na formação continuada, para o trabalho de transferência com a Escola.

Cláudia Aldigueri
CLIPP/SP

Rua Cardoso de Almeida, 90 – cjs. 111 e 113 – São Paulo – (11) 3864.7023
www.psicanalise.clipp.org.br
clipp@terra.com.br

02.12.13

 

Voltar ao topo
Designer by Neoware - Criação e Desenvolvimento de Websites e Sistemas - Desafie nossa Criatividade