Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

HADES – CLIPP em Notícias #1

Editorial #1
hades_02
EDITORIAL #1 | 08 de agosto de 2020 – www.clipp.org.br

Paula Christina Verlangieri Caio de Carvalho.

Caros leitores

É com prazer que a Clipp apresenta a nova edição do boletim Hades, convidando-os ao seu desbravamento.

O boletim Hades #1 traz como fio condutor a praxis psicanalítica no mundo pandêmico.

Rosângela Turim, em sua apresentação sobre as reflexões de Sandra Grostein, pontua algumas importantes questões que se aproximam muito da prática da psicanálise hoje. “O que nos autoriza, enquanto psicanalistas e praticantes da psicanálise, a atender desta forma?”, questiona Sandra a respeito das sessões virtuais. A fala de Sandra traz uma profícua problematização sobre o que fazemos na prática em tempos de pandemia.

Daniela de Camargo Barros Afonso faz uma instigante digressão sobre o desejo do analista em seu texto “Parasitas da solidão”. Após tecer comentários sobre a solidão em Freud e Lacan, afirma: “Se o parasita é aquele que se hospeda no interior de outro organismo do qual retira nutrientes necessários para sua sobrevivência, logo, podemos inferir que nos aproveitamos da solidão. Tiramos vantagem dela.” Por quê? Vale a pena ler.

Quase como um desdobramento dos textos anteriores, Avi Rybnicki em seu trabalho “O Mal-estar na civilização e a insustentável leveza do corpo ausente”, traz uma contribuição generosa para a clínica ao relatar sua própria invenção para os atendimentos não-presenciais: preferiu o telefone ao atendimento online porque assim poderia estar “mais perto do corpo e ouvir”. Traz, assim, sua invenção singular para dar sustentação ao desejo do analista.

Rodrigo Camargo, por sua vez, em seu texto “Da carta à letra”, faz uma articulação do inconsciente como sendo uma carta que cada um carrega singularmente consigo.

Outro ponto de destaque no boletim é a imperdível entrevista com o atual diretor-geral da EBP Sérgio de Castro. Ele faz articulações importantes sobre o termo “infamiliar” e sua presença no mundo contemporâneo.

Boa leitura para todos!

ENTREVISTA

Entrevista: Sério de Castro

CLIPP – “Das Unheimliche” foi traduzido como “O estranho”, “O inquietante”, “A inquietante estranheza”, “O inquietante familiar”, “O sinistro”, “O ominoso”, “O perturbador”, o que mostra o desafio presentificado por uma tradução, como Freud mesmo coloca em Os Chistes e sua relação com o inconsciente, fazendo uso da expressão “traduttore, traditore”.

A tradução de “Das Unheimliche” como o “Infamiliar” provocaria certa “estranheza” por ser um neologismo? Como justificar esta tradução para a nossa língua, como tentativa de recuperar o sentido dado por Freud, com um mínimo de traição?

Leia Mais

LINK

Imagem : Instagram @artsheep

LINK

Rosangela Carboni Castro Turim
Associada fundadora da CLIPP
Diretora Secretária e Tesoureira – CLIPP

Convidada por Analicea Calmon da Seção Bahia, Sandra Grostein (AME/AE da EBP/AMP) apresenta um brilhante trabalho abordando «Reflexões sobre a realidade virtual na experiência analítica».

Tendo como referência o texto de Lacan «Da psicanálise e suas relações com a realidade» (Outros Escritos, p.350), usa como ponto de partida sua afirmação «a psicanálise é a realidade». Explorando ainda outros trechos como «o que nos garante que o que fazemos como analistas…

Leia Mais

CONTRIBUIÇÕES EPISTÊMICAS

Imagem: instagram @contemporary_art

Parasitas da solidão

Daniela de Camargo Barros Affonso

Freud considera a própria análise formação imprescindível para tornar-se analista. Para ele, toda e qualquer análise seria terapêutica, tanto para quem procura alívio ao seu sofrimento quanto para aquele que deseja ser analista. Daí a distinção entre analista, e analista didata, ser questionável. Para Lacan, toda análise levada ao seu término seria “didática”, na medida em que produziria um analista. O próprio processo analítico pode levar o sujeito a um ponto em que o analisante vira analista. Este ponto, o “passe”, seria o final da análise e é a condição do ato de tornar-se analista – o “ato psicanalítico” seria justamente aquele em que o analisante passa a analista. Aí se encontra o desejo do analista. Este não é sem importância para Lacan, que chega a dizer em “Do ‘Trieb’ de Freud e do desejo do analista” que “O desejo do analista é o que, em último termo, opera na psicanálise”.[1]

Leia Mais

PESQUISA

Imagem: Instagram @katie.gorbacheva

Da carta à letra

Rodrigo Camargo

O inconsciente é uma espécie de carta. Uma carta que chega ao seu destino. A experiência da análise serviria então de caixa postal deste envio. E o psicanalista seu “carteiro da verdade”. Falar nesses termos não nos pode ser estranho, na medida em que Lacan abre seus Escritos justamente com um texto sobre uma carta extraviada.

Leia Mais

ATUALIDADES PSCANALÍTICAS

Imagem: instagram @belmamete

O Mal-estar na Civilização e a Insustentável Leveza do Corpo Ausente

por Avi Rybnicki

Nas últimas semanas, na Escola, muito foi escrito, e por muitos, sobre o fenômeno misterioso desta epidemia, na tentativa de elaborar algo: os desafios que ela suscita para todos e cada um de nós, tanto em nossas vidas particulares quanto em nossa posição como analistas. Eu pensei que fosse especialmente incapaz de elaborar algo que pudesse conter algum pensamento, ideia ou enunciação coerentes. Por fim, deparei-me com um fenômeno que tocou meu corpo e me levou a agir. É sobre isso que gostaria de falar em poucas palavras.

Leia Mais
bol_hades_img_logo
Boletim Eletrônico da CLIPP – Clinica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise Edição #0 – Março de 2020
Editora: Paula Christina Verlangieri Caio de Carvalho.
Coordenação: Maria Bernadette Soares De Sant’Ana Pitteri.
Revisora: Daniela de Camargo Barros Affonso
Comissão Científica: Marcia Barbeito, Rodrigo Camargo, Luciana Carvalho Rabelo,
Maria Cristina Merlin Felizola e Paula C. V. Caio de Carvalho.
Diretoria da CLIPP: Maria Bernadette Soares de Sant’Ana Pitteri (Diretora Geral);
Leny Magalhães Mrech (Diretora de ensino); Rosângela Castro Turim (Diretora secretária/tesoureira);
Maria Helena Barbosa (Diretora de publicações).
Siga nossas redes sociais: