OS CASOS CLÍNICOS DE FREUD E O ENSINO DE LACAN
Curso de Psicanálise / 1º Semestre / 2024
O CASO DORA E AS NOVAS HISTERIAS
“A MULHER NÃO EXISTE”
Neste semestre, o curso de psicanálise da CLIPP se dedica a atualizar os conceitos fundadores da psicanálise trazidos à luz pelo caso Dora de Freud, em direção às novas elaborações de Lacan sobre o feminino.
A histeria é o sintoma da inexistência d’A Mulher e marca a impossibilidade de saber sobre o feminino encarnado em uma mulher.
Ao exceder a classificação estrutural do campo das neuroses, a histeria demonstra como o corpo tocado pelo significante faz ressonâncias no campo do gozo. Os sujeitos histéricos portam em seus corpos o discurso da época, um sintoma, articulando o real do corpo e o simbólico da linguagem.
No percurso em direção aos novos sintomas, recentes elaborações conceituais sobre transferência, desejo, gozo, amor, identificação e corpo, estarão em destaque na abordagem epistêmica e clínica dos atuais estudos sobre a histeria.
Corpo Docente: Daniela de Camargo Barros Affonso, Durval Mazzei Nogueira Filho, Eliane Costa Dias, Emanuelle Garmes Pires, Leny Magalhães Mrech, Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri, Maria Helena Barbosa, Maria Noemi de Araújo, Marizilda Paulino, Niraldo de Oliveira Santos, Perpétua Medrado Gonçalves, Rodrigo Ferraz de Camargo, Rosângela Carboni Castro Turim, Sandra Grostein e convidados.
Cartel de Ensino: Carmen Silvia Cervelatti, Débora Garcia, Juliana Gayoso Franco de Toledo e Kátia Ribeiro Nadeau
PRÉ-REQUISITO: Formação Universitária
VAGAS LIMITADAS
SELEÇÃO:
- Inscrições de 18/01 a 29/02/2024 mediante o envio de currículo e carta de intenção para o e-mail psicanalise.clipp@
gmail.com - Entrevistas de 22/01 a 07/03/2024 (valor R$120,00)
CARGA HORÁRIA: 4 horas semanais
- Aulas teóricas (segundas-feiras, das 20h30 às 22h30)
- Atividades Complementares
FORMATO: presencial e online