OS CASOS CLÍNICOS DE FREUD E O ENSINO DE LACAN
O Curso de Psicanálise da Clipp “Os casos clínicos de Freud e o ensino de Lacan” tem duração de três anos e é destinado a quem se interessa pela psicanálise de orientação lacaniana. O eixo epistemológico é a modificação do conceito de Real em Lacan nos diferentes momentos de seu ensino. Os conceitos fundamentais da psicanálise e o desafio dos sintomas próprios de nosso tempo, são objeto de estudo detalhado.
A interação com a teoria se dá por meio dos cinco casos paradigmáticos de Freud: Dora, Homem dos Ratos, Pequeno Hans, Schreber e Homem dos Lobos, sendo que a cada semestre um deles é estudado sob a luz do ensino de Lacan. O sexto semestre é dedicado à elaboração de uma monografia.
As aulas são às segundas-feiras, das 20h30 às 22h30, na sede da Clipp. O Curso é oferecido na modalidade híbrida – de forma presencial e virtual – e as inscrições são abertas em datas próximas ao final ou início de cada semestre.
É possível começar o Curso em qualquer um dos módulos pois os cinco casos são estudados de forma circular e sequencial: o estudo de um não constitui pré-requisito para o estudo do outro. No sexto módulo não há a participação em aulas expositivas.
A cada semestre, como parte das atividades no Curso, os alunos devem participar de pelo menos uma das Atividades de Formação Continuada: Núcleos de Pesquisas, Seminário de Leitura e/ou Seção Clínica.
O CASO DORA E AS NOVAS HISTERIAS
“O que é uma mulher?”
O HOMEM DOS RATOS E O TOC
“O obsessivo e seu desejo”
PEQUENO HANS E A SÍNDROME DO PÂNICO
“Fobia: uma proteção contra a angústia”
SCHREBER E A PSICOSE
“Não há relação sexual… a não ser com Deus”
O HOMEM DOS LOBOS E OS INCLASSIFICÁVEIS
“Há gozo da linguagem se o sujeito tiver um corpo”