CURSO DE PSICANÁLISE
OS CASOS CLÍNICOS DE FREUD E O ENSINO DE LACAN
O Curso de Psicanálise da Clipp “Os casos clínicos de Freud e o ensino de Lacan” tem duração de três anos e é destinado a quem se interessa pela psicanálise de orientação lacaniana. O eixo epistemológico é a modificação do conceito de Real em Lacan nos diferentes momentos de seu ensino. Os conceitos fundamentais da psicanálise e o desafio dos sintomas próprios de nosso tempo, são objeto de estudo detalhado.
A interação com a teoria se dá por meio dos cinco casos paradigmáticos de Freud: Dora, Homem dos Ratos, Pequeno Hans, Schreber e Homem dos Lobos, sendo que a cada semestre um deles é estudado sob a luz do ensino de Lacan. O sexto semestre é dedicado à elaboração de uma monografia.
As aulas são às segundas-feiras, das 20h30 às 22h30, na sede da Clipp. O Curso é oferecido na modalidade híbrida – de forma presencial e virtual – e as inscrições são abertas em datas próximas ao final ou início de cada semestre.
É possível começar o Curso em qualquer um dos módulos pois os cinco casos são estudados de forma circular e sequencial: o estudo de um não constitui pré-requisito para o estudo do outro. No sexto módulo não há a participação em aulas expositivas.
A cada semestre, como parte das atividades no Curso, os alunos devem participar de pelo menos uma das Atividades de Formação Continuada: Núcleos de Pesquisas, Seminário de Leitura e/ou Seção Clínica.
O CASO DORA E AS NOVAS HISTERIAS
- “O que é uma mulher?”
O HOMEM DOS RATOS E O TOC
- “O obsessivo e seu desejo”
PEQUENO HANS E A SÍNDROME DO PÂNICO
- “Fobia: uma proteção contra a angústia”
SCHREBER E A PSICOSE
- “Não há relação sexual… a não ser com Deus”
O HOMEM DOS LOBOS E OS INCLASSIFICÁVEIS
“Há gozo da linguagem se o sujeito tiver um corpo”
Curso de Psicanálise / 1º Semestre / 2025
PEQUENO HANS E A SÍNDROME DO PÂNICO
“FOBIA: UMA PROTEÇÃO CONTRA A ANGÚSTIA”
No primeiro semestre de 2025, o tema do Curso de Psicanálise da Clipp – Pequeno Hans e a Síndrome do Pânico – nos convida a ampliar a leitura de Lacan partindo da ideia de que o objeto da fobia desempenha uma função protetora com relação à angústia e avançar para a consideração da fobia com base no seu último ensino. Ou seja, deslocar a ênfase do desejo da mãe para a questão do gozo do corpo próprio, do parlêtre.
A releitura desse caso clínico nos permite revisitar conceitos fundamentais da psicanálise à luz do último ensino de Lacan: função paterna, falo, relação de objeto, sintoma, desejo. Na cultura contemporânea, marcada pelo declínio do Outro e pela produção de novas formas de sintoma como tentativas de tratamento da angústia, os chamados “novos sintomas” – síndrome do pânico, transtorno de ansiedade, TDAH, autismo – nos levarão a questionar o lugar da psicanálise neste contexto.
Abordaremos os fundamentos teórico-clínicos da fobia, os impasses da clínica com crianças, as queixas que tocam o corpo do ser falante e se configuram na via do sintoma, da inibição e da angústia.
Corpo Docente: Carmen Silvia Cervelatti, Daniela de Camargo Barros Affonso, Durval Mazzei Nogueira Filho, Eliane Costa Dias, Emanuelle Garmes Pires, Kátia Ribeiro Nadeau, Maria Helena Barbosa, Maria Noemi de Araújo, Marizilda Paulino, Niraldo de Oliveira Santos, Rosângela Carboni Castro Turim, Sandra Grostein e convidados.
Cartel de Ensino: Leny Magalhães Mrech, Luciana Carvalho Rabelo, Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri, Perpétua Medrado Gonçalves (+1) e Rodrigo Ferraz de Camargo.
PRÉ-REQUISITO: Formação Universitária
VAGAS LIMITADAS
SELEÇÃO:
- Inscrições de 13/01 a 14/02/2025 mediante o envio de currículo e carta
de intenção, para o e-mail: secretaria@clipp.org.br
- Entrevistas: de 20/01 a 21/02/2025 (valor R$120,00)
CARGA HORÁRIA: 4 horas semanais
- Aulas teóricas (segundas-feiras, das 20h30 às 22h30)
- Atividades Complementares
MENSALIDADE: R$ 800,00
ABERTURA DAS ATIVIDADES: 10 de março, segunda feira
INÍCIO DAS AULAS: 17 de março, segunda feira
FORMATO: presencial e online
GALERIA DE CARTAZES