Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

CLIPP PodCast

Neste primeiro episódio Sandra Grostein comenta o texto “A ciência e a verdade”de Jacques Lacan, publicado nos Escritos e que foi referência para o texto de Jacques-Alain Miller “Um real para o século XXI”. Atividade realizada durante a Seção Clínica de 01/10/2021 na CLIPP.

No segundo episódio do Podcasting da CLIPP, Cláudio Ivan Bezerra (CLIPP) entrevista Eliane Costa Dias (CLIPP/ EMP/ AMP/  coordena pela EBP o Observatório de Gênero, Biopolítica e Transexualidade da FAPOL).

No 3º episódio do PODCast vamos ter uma conversa com Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri (CLIPP/EBP/AMP) para falar sobre a guerra, a filosofia e a psicanálise. Um bate papo a partir do texto “GUERRA E PAZ: FREUD, HOBBES, ROSSOU. A VELHA GAIA CONVULSIONA”.

Neste episódio Leny Magalhães Mrech Membro (EBP/ AMP) professora Sênior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Coordenadora do Núcleo de Psicanálise e Educação da CLIPP, responde algumas perguntas sobre a segregação no conceito psicanalítico e comenta sobre o andamento de seu projeto pela Faculdade de Educação da USP e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo: “A interseção de crianças, jovens e adultos trans na comunidade escolar”.

Conversa com Carmen Silvia Cervelatti a respeito texto publicado no Hades: “O inconsciente provém do laço social porque a relação sexual não existe”que forma um aforismo lacaniano e vem trazer luz à relação do inconsciente com a política.

Um bate papo descontraído com o Luiz Felipe Monteiro (EBP/ AMP) sobre os novos paradigmas da fobia no segundo ensino de Lacan.

Neste episódio o médico e psicanalista Antônio Teixeira, membro da EBP/AMP, responde algumas questões sobre o Caso Schreber, enquanto elucida pontos importantes da clínica psicanalítica na psicose.

Sérgio de Campos responde algumas perguntas dos núcleos de investigação da CLIPP a respeito do conceito de Psicose Ordinária e da afirmação lacaniana ” todo mundo é louco”. Hostess: Cláudio Ivan Bezerra