SEGUNDO SEMESTRE 2025
Há-Um!
“O ser falante é essa relação perturbada com o próprio corpo que se chama gozo”
“Há-um” é um aforismo que Lacan nos apresenta em seu Seminário de 1971-1972 “… ou pior” como uma afirmação jaculatória que segue de perto aquele outro aforismo, mais conhecido, “Não existe relação sexual”. Ponto de partida para o seu último ensino, Lacan nos apresenta, neste seminário, o falasser imerso na solidão do seu gozo (autoerótico) e às voltas com a impossibilidade de obter harmonia entre os sexos. Ávidos em preencher, por meio da linguagem, esta hiância da não existência da relação sexual, o falasser faz do seu corpo a base para os mais diversos modos de gozo e de discursos que reiteradamente levam ao pior. Como circunscrever o real aí entalhado? Como o discurso psicanalítico intervém?
Neste segundo semestre de 2025, daremos continuidade ao trabalho de percorrer o Seminário 19, buscando acompanhar o avanço epistêmico que ele imprime ao ensino de Lacan e extrair elementos que nos permitam pensar a atualidade da clínica psicanalítica.
Para participar do Núcleo, é imprescindível realizar ou renovar, a cada semestre, sua inscrição junto a secretaria da CLIPP, através do e-mail: secretaria@clipp.org.br
COORDENAÇÃO: Eliane Costa Dias e Niraldo de Oliveira Santos
PERIODICIDADE – Terças-feiras (mensal), das 20h30 às 22h00
INÍCIO: 12/08
MODALIDADE: híbrida
INVESTIMENTO: 170,00
PROGRAMAÇÃO:
12/08 – Lição XIV “Teoria das quatro fórmulas” (palestra)
09/09 – Lição XV “O desejo de dormir”
14/10 – Lição XVI “Os corpos aprisionados pelo discurso”
11/11 – “O Um é letra” – discussão sobre as aulas de Jacques-Alain Miller (16 e 23/03/2011) do Curso “O Um sozinho”.
09/12 – Discussão e encerramento do programa anual