Coordenação

Maria Bernadette Soares Sant’Anna Pitteri

 

quartas-feiras | mensal* | 10h00/11h30
atividade híbrida

 

Participantes:

Claudio Ivan Bezerra,

Daniel Gomes Batelli,

Erinson Cardoso Otenio e 

Fernando dos Santos Andrade.

 

Investimento: R$170 (semestral)

Início:  11/03/2026

Comentário sobre a Topologia Lacaniana em “O Aturdito”

 

Dando continuidade aos estudos de lógica e topologia lacanianas, a “Oficina de Lógica”, continuará, neste semestre, a apresentar e problematizar os conceitos lógicos e topológicos elaborados por Lacan.

Em “O Aturdito”, texto produzido entre o Seminário 19 e Seminário 20, Lacan parte de duas frases que ele considera um flash sobre o “discurso analítico”: “Que se diga, fica esquecido por trás do que se diz em o que se ouve” [“Qu’on disse reste oublié derrière ce qui se dit dans ce qui s´entend”] (Lacan, Outros Escritos. Ver Bibliografia, p. 448).

Nesse texto o “dizer” se refere

“não só à composição significante, mas também ao além do significante, ao objeto implicado na enunciação, ao objeto que assinala o desencaixe, a não existência da relação sexual” (Jimenez, Ver Bibliografia).

Temos aqui dois tipos de dizer: o dizer modal do analisante e o dizer apofântico do analista e ambos colocam em evidência a não-relação sexual.

No entanto, vamos nos dedicar ao trecho no qual Lacan trabalha a Topologia (a partir da página 470) aprofundando a relação da mesma com a psicanálise, seguindo a orientação de Miller quando afirma que

“a topologia não pode ser extraída do ensino de Lacan… sob o pretexto de que seria árida, desinteressante, sem relação com a experiência analítica … porque a topologia de Lacan está presente de um modo discreto desde o Discurso de Roma…” (Miller, A Topologia no ensino de Lacan. Ver Bibliografia, p. 73)

Além do texto de Lacan, vamos nos apoiar no Curso de Miller “O Ser e o Um”, em especial nas duas primeiras aulas.

“Pois bem, quando digo, em nome de Lacan – ele o disse uma, duas vezes – a topologia é o real, eu o digo sem aspas, no sentido em que, para Lacan, era exatamente isso. (Miller, O Ser e o Um , aula de 19/01/2011).

 

Cronograma:

11/03 – Apresentação do semestre – reunião aberta

25/03 – Reunião equipe

08/04 – Reunião aberta

15/04 – Reunião equipe

13/05 – Reunião aberta

27/05 – Reunião equipe

10/06 – Reunião aberta

24/06 – Reunião equipe – encerramento do semestre

 

Bibliografia:
LACAN, J. “O Aturdito”. In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2003.
MILLER, J-A. O Ser e o Um: Aulas 19/01/2011; 26/01/2011. (inédito)
JIMENEZ, Stella. “Os dois dizeres de ‘O aturdito’”. Texto apresentado nas Jornadas Clínicas da EBP-RIO, 13 de novembro de 2002.