Cláudio Ivan Bezerra (CLIPP)
Fundada em 19 de agosto de 2003, a CLIPP tem com missão a oferta da experiência do ensino de Psicanálise através da sua grade de atividades, que vai do curso de psicanálise à formação continuada através de núcleos de pesquisas, seminários de leituras, conferências, publicações de artigos e a própria investigação teórica e clínica que marcam a tradição desde sua fundação.
Com sua forma intrínseca marcada pelo acolhimento, a CLIPP é reconhecida por reunir um coletivo de praticantes analistas em prol da causa analítica que constroem artesanalmente sua grade de conteúdo a partir do rigor à tradição psicanalítica, produção de conhecimento técnico e científico juntamente com as áreas de Saúde e Cultura. Cada encontro é um acontecimento único que tem como premissa ressoar seus efeitos.
Com o advento da pandemia em 2020 e o requerido protocolo de segurança, a CLIPP se reinventou, transportando sua essência para a realidade dos meios digitais. Um feito inédito que teve como sustentação o desejo e o comprometimento da atual diretoria, podendo, assim, conectar-se com outros ao redor do país. Um marco que viria a dar lugar a um dos grandes projetos em comemoração aos seus 18 anos!
O projeto Multimeios compõe uma infraestrutura tecnológica de última geração que tem como função promover a transmissão e a cultura do ensino híbrido da psicanálise, registro, documentação e produção de acervo digital do instituto.
Este projeto foi composto por: 1) Sala studio: local de documentação audiovisual, cenografia, ilha de edição, programação e transmissão local e também para as principais plataformas de compartilhamento de vídeos e conferências remotas; 2) Sala de projeção: destinada à ampliação do espaço físico da sala studio, com capacidade de acomodar mais convidados e, com perspectiva para funcionar como suporte à biblioteca, bem como promover atividades que envolvam projeção de filmes e documentários.
E, por falar em biblioteca, esta a é a outra novidade que compõe este momento. Nossa biblioteca passa por uma catalogação bibliográfica dos acervos físicos, digitais e periódicos que vêm dar sustentação pedagógica e promover a melhoria das pesquisas e o acesso à informação.