Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

Curso de Psicanálise: O CASO DORA E AS NOVAS HISTERIAS – “A MULHER NÃO EXISTE”

2º semestre de 2021

Como abordar a histeria hoje? Os célebres sintomas das histéricas de Charcot praticamente não existem mais, daí a necessidade de, a partir do famoso “caso Dora”, descrito por Freud em Fragmentos da análise de um caso de histeria, revisitar os conceitos da psicanálise à luz dos sintomas da atualidade.

Publicado em 1905, este foi o primeiro caso clínico analisado em detalhe por Freud e neste, fica claro que é a partir da teoria do recalcamento que ele busca esclarecer a psicogênese dos sintomas histéricos.

Indo além da leitura freudiana, Lacan retoma Dora em várias passagens de sua obra, colocando em primeiro plano a dimensão da transferência, do real do corpo e do mistério do feminino.
Neste semestre, o Curso de Psicanálise da CLIPP partirá deste caso fundamental na história da psicanálise, utilizando-o como mote para trabalhar em torno da enigmática afirmação do ultimíssimo Lacan de que “A Mulher não existe”.


CORPO DOCENTE: Ariel Bogochvol, Carmen Silvia Cervelatti, Daniela de Camargo Barros Affonso, Leny Magalhães Mrech, Maria Helena Barbosa, Marizilda de Oliveira Paulino, Maria Bernadette Soares de Sant’Ana Pitteri, Niraldo de Oliveira Santos, Perpétua Medrado Gonçalves, Rosangela Carboni Castro Turin, Sandra Arruda Grostein e convidados

CARTEL DE ENSINO: Maria Cristina Merlin Felizola, Eliane Aparecida Costa Dias, Katia Ribeiro Nadeau, Sandra Arruda Grostein (+1)


  • Seleção: Currículo e entrevistas
  • Requisitos: Formação universitária completa
  • Carga horária: 4 horas semanais
  • Data de início: 02/08/2021
  • Aulas teóricas online (via plataforma Zoom): segundas-feiras das 20h30 às 22h30 e atividades complementares
  • Inscrições: De 19 a 23 de julho – (11) 3864.7023 / 3938.2611 – psicanalise.clipp@gmail.com