Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

Editorial Hades #20

EDITORIAL HADES #20

M. Bernadette S. de S. Pitteri

HADES, movendo o Acheronta, chega a seu vigésimo número nos estertores de 2022, final de mais um ano assolado pela pandemia do Corona Vírus, que parece permitir finalmente o vislumbre de um final, o que faz com que a CLIPP retome paulatinamente suas atividades presenciais.
Nesta última edição sugerimos, aos coordenadores dos Núcleos, Seminário de Leitura e Seção Clínica, convidar aos participantes destas atividades, para elaborar um texto que discorresse sobre as mesmas.

Atendendo ao chamado, recebemos a colaboração de Rafael Zanato, participante do Núcleo de Psicanálise e Filosofia, com um texto conectando a queda do Nome-do-Pai ao Discurso Capitalista; Kátia Ribeiro Nadeau, pelo Seminário de Leitura, discutiu a questão entre Sintoma e Sinthome no Ser Falante; Francisco Júnior Lemes, participante do NUPPE refletiu sobre a ordem simbólica e a questão do gozo não simbolizável; Olenice Amorim Gonçalves fez uma diferenciação entre fenômenos elementares e delírio, a partir dos estudos empreendidos no Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose e, ainda deste mesmo Núcleo, Débora Garcia discorreu sobre as ressonâncias das ricas discussões promovidas.

O último texto traz um resumo da monografia de Cristiane Melo “Depressão e a Clínica dos Significantes-mestres”, apresentação do texto que pode ser encontrado completo em nosso site.

Agradecendo a todos os nossos colaboradores, não só aos participantes desta edição mas do ano que termina, desejamos um Feliz 2023 aos associados, alunos, participantes e amigos: e que não nos faltem motivos para brindar e celebrar!