EDITORIAL HADES #22
Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri
HADES #23, nesta edição, se propôs a publicar comentários sobre trechos de Lacan que abordam as psicoses, em forma do antigo exercício denominado “disciplina do comentário” e que foi retomado pela psicanálise. A “disciplina do comentário” exige uma ascese, uma disciplina, como o próprio nome veicula, na busca de respostas, embora estas não se pretendam únicas e menos ainda definitivas.
Junto ao convite enviado aos professores e professoras que ministraram aula neste semestre no curso da CLIPP que trabalhou em torno do “Caso Shreber”, encaminhamos para cada um, um excerto diferente de Lacan sobre psicose, para que se elaborasse uma reflexão sobre o mesmo. Recebemos com muita satisfação as respostas positivas, com um material da melhor qualidade em torno do tema “as psicoses”, cuja leitura será instigante e que recomendamos com veemência.
Agradecemos aos colegas que colaboraram com este número da revista Hades, que fizeram o esforço de se ater a 2000 caracteres, num comentário sucinto, mas nem por isso menos esclarecedor.
Aos colegas, nossos mais sinceros parabéns pela qualidade do material apresentado: Carlos Ferraz Batista, Carmen Cervelatti, Daniela Camargo Barros Affonso, Durval Mazzei, Eliane Costa Dias, Emanuelle Garmes Pires, Kátia Ribeiro Nadeau, Niraldo de Oliveira Santos, Noemi Araujo, Perpétua Medrado Goncalves, Rodrigo Camargo, Rosângela Carboni Castro Turim.
Iniciamos pelo Podcast do Antônio Teixeira a quem agradeço pela generosidade da transmissão.