Maria Bernadette Soares de Sant’Ana Pitteri (EBP/AMP/CLIPP)
Hades,deus das profundezas, possuidor das riquezas encerradas no interior do planeta, abre as portas de seu reino endiabrado e muito rico, depois de um período de clausura.
A Revista Hades, metaforizando este deus terrível, busca extrair o que de precioso vem sendo produzido pelos associados, alunos e frequentadores da CLIPP, visando a “formação” continuada de cada um. Este número dedicou-se a apresentar o que advém dos Núcleos de Pesquisa, Seminário de Leitura, Seção Clínica, Oficina de Lógica.
Em “Autismo e Lalíngua”, Claudio Ivan Bezerra discute o conceito de Lalíngua e sua incidência no Autismo, relatando uma vivência não clínica, afirma que, “no autismo não se pode calar o murmúrio de Lalíngua, elemento sonoro, ensurdecedor”. No Seminário de Leitura, Carmen Sílvia Cervelatti parte da frase de Miller “transferência negativa é o verdadeiro ódio disfarçado de amor”, com o intuito de desenvolver no Seminário que coordena, “Da Transferência negativa e do Imaginário em Lacan – uma leitura Topológica”. O Núcleo de Psicanálise e Medicina enviou á Revista Hades dois textos: a coordenadora Eliane Costa Dias trabalha o último ensino de Lacan a partir do aforismo “Há Um”, que segue de perto o aforismo “não há Relação Sexual”; Sílvia Lourenço, participante do Núcleo e aluna do Curso de Psicanálise da CLIPP enfoca o Seminário 19 … ou pior em “Peço-te que me recuses o que ofereço, porque não é isso”. Olenice Amorim Gonçalves traz as discussões encetadas na Seção Clínica com o texto “O Fazer do Analista, perturbar a defesa ainda?”. Bernadette Pitteri em “Lacaniano estudando Lógica?”, apresenta a Oficina de Lógica, seu funcionamento e suas pesquisas atuais.
Convidamos todos e todas à leitura e comentários sempre bem-vindos!