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Editorial Hades #11

EDITORIAL – HADES #11

CLÁUDIO IVAN BEZERRA (CLIPP)

O Hades é um boletim para comunicação da CLIPP e tem como objetivo promover textos e elaborações de seus associados e convidados, a fim de promover transferência de trabalho seja via Instituto (alunos e ex-alunos), seja via Escola (membros, não-membros e aderentes).

A missão é publicar textos que tragam sinergia com a formação em psicanálise, de forma que seus leitores possam se beneficiar, e quem sabe até tirar alguma consequência. O que nem sempre é fácil, pois um texto digital por práxis precisa ser mais enxuto, objetivo e menos rebuscado visando gerar melhor entendimento e maior circulação.

Hoje, estima-se que o boletim alcance a impressão, isto é, chega à caixa de correspondência de aproximadamente 900, num universo que contém desde psicanalistas com décadas de experiência, até alunos em início de jornada. Isso sempre coloca os editores em questão: como publicar conteúdos que possam atingir toda esta gama de público?

Anunciamos o lançamos do Podcast da CLIPP, mídia que vem ampliar a voz do Hades na distribuição de arquivos de áudio através de plataforma de streaming. Para o primeiro episódio, foi preparado um recorte dos comentários de Sandra Grostein (EBP/AMP/ AME) sobre o texto “A ciência e a verdade” de Jacques Lacan.

Nesta edição, faremos uma jornada a partir do instituto. M. Bernadette S. de S. Pitteri (EBP/AMP) traz um texto com histórico e de orientação sobre a “Escola & Instituto: tensões, impasses”, que mostra o papel de cada instituição para o funcionamento da psicanálise, seja na missão do impossível de ensinar, como também do impossível da clínica.

Rosângela Carboni Castro Turim no texto “O DNA da (o) CLIPP” relata sua experiência como associada fundadora, e dos seus dois últimos mandatos na diretoria no pequeno-grande instituto, reforçando o papel do instituto como aguilhão da Escola.

Dois textos tratam do cerne fundamental para a formação: Peggy Papada (Londres), que gentilmente nos autorizou a traduzir e republicar seu texto “A formação do analista”, relata o que seria uma formação lacaniana, como se produz transferência de trabalho entre os singulares. Nossa associada Marizilda Paulino (EBP/AMP) em “A formação do psicanalista” traz um texto didático que marca a passagem do analisante a analista e esclarece qual o papel do desejo e da ética na formação.

Por último, temos a publicação da Comissão Científica, representada por Carlos Ferraz, que teve a missão de contar um pouco sobre a função dessa instância da CLIPP e qual o rigor necessário para a transmissão da psicanálise, no texto “Do zelo ao inventivo”.

Boa leitura!