SEGUNDO SEMESTRE 2025
A CLÍNICA DO IMAGINÁRIO E A TOPOLOGIA
Há uma transformação na concepção do Imaginário no ensino de Lacan e na clínica. Verifica-se a partir das reflexões atuais sobre o falasser quando os sintomas e a busca pelo tratamento se diferenciam da época regida pelo Nome-do-Pai. Na clínica atual é preciso levar em conta o corpo, necessariamente. Em seu último ensino, Lacan localizou o corpo no Imaginário, enfatizando que o corpo “se goza” porque está vivo, porém não significa que ele seja suportável. Trata-se também de um tipo especial de narcisismo, que Lacan situa com a palavra ego no Seminário o Sinthoma. Tal narcisismo não é o do eu e de seus semelhantes, aquele do eixo a – a´. Assim, a clínica não é mais regida pelo amor ao pai e sim pelo amor próprio, no sentido do amor do Um-corpo.
No 2º semestre de 2025, vamos nos dedicar ao estudo de casos publicados que privilegiem a clínica do Imaginário em sua amarração ou a falta de, aos outros registros, o Simbólico e o Real. Especialmente o Seminário 23, Joyce o sinthoma, nos servirá de guia nessa proposta que também tem por objetivo o trabalho com a topologia.
Para participar do Núcleo é imprescindível realizar ou renovar sua inscrição junto à secretaria da CLIPP através do e-mail: secretaria@clipp.org.br
- Coordenação: Carmen Silvia Cervelatti
- Periodicidade: mensal, às quintas-feiras das 20h às 21h30
- Modalidade: híbrida
- Início: 28/08
- Investimento: R$ 170,00
PROGRAMAÇÃO
Datas:
- AGOSTO – 28
- SETEMBRO – 25
- OUTUBRO – 23
- NOVEMBRO – 27