Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO

Leny Magalhães Mrech (CLIPP/EBP/AMP)

INSTAGRAM: @art

O Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação da CLIPP tem uma longa trajetória, iniciado que foi na Faculdade de Educação da USP em 1997. Surgiu atendendo a uma demanda de professores da área de Pós-Graduação de Psicanálise e Educação, de alunos da graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação da USP e do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo; além disso, principalmente, dos professores do ensino fundamental, médio e superior tanto da rede pública quanto privada. Esta demanda carregava o interesse em saber mais a respeito da teoria e da clínica freudiana e lacaniana em sua possível aplicação educacional. E, através do NUPPE/USP, foram produzidas inúmeras dissertações de mestrado, teses de doutorado e pós-doutorado, sem falar em pesquisas sobre Psicanálise e Educação.

O NUPPE da CLIPP, por sua vez, visa dar continuidade a esse projeto inicial. E surge com uma proposta de aprofundamento: pesquisar, além da obra já clássica de Freud e Lacan, as discussões mais candentes da chamada psicanálise de orientação lacaniana, como ela poderia contribuir para trazer novos olhares para a Educação e as escolas. Colocamos uma ênfase dada ao ultimíssimo ensino de Lacan, com destaque para os trabalhos de Jacques-Alain Miller, Éric Laurent, Marie-Hélène Brousse dentre muitos outros, sem falar nos trabalhos dos colegas da CLIPP, EBP e AMP.

O objetivo é a leitura do que se tem apresentado como sintoma na Educação e nas escolas. Um trabalho de investigação, utilizando novos referenciais que partem de uma outra grade conceitual: o inconsciente freudiano ou transferencial, inconsciente real, gozo, sinthoma, um novo conceito de saber, o corpo e o parlêtre, etc.

Questões candentes se apresentam nesse processo: quem é a criança e quem são os jovens nas escolas? Quais as diferenças que apresentam em relação a crianças e adolescentes do passado? Quem são os novos professores? Quais as novas abordagens educacionais? De que maneira a Educação e as escolas têm sido abordadas nos dias atuais? Um convite para que, através da psicanálise de orientação freudolacaniana, possamos delinear melhor os sintomas que ocorrem na Educação e nas escolas.