Marizilda Paulino (CLIPP/EBP/AMP)e Perpétua Medrado Gonçalves (CLIPP/EBPSP)
O Núcleo de Pesquisa e Leitura sobre Apresentação de Pacientes e Psicose, no ano de 2020, estudou a transferência na psicose. Fizemos um percurso de Freud a Lacan, partindo do tratamento da histeria até a psicose.
O amor nas psicoses é o tema que visamos pesquisar este ano.
No segundo semestre continuaremos estudando “O amor nas psicoses” e o livro El amor en las psicosis (MILLER, J-A [Org.], 2008. Ali, diversos psicanalistas do Campo Freudiano discutem casos sobre o amor transferencial e a erotomania na psicose. “El amor en las psicosis nos enseña sobre el amor en general… Ó será por último que, el sujeto psicótico no ama, sino su delirio, según lo expresado por Freud?…las psicosis pueden entonces enseñarnos mucho sobre esa locura común que es el amor y sobre la transferência.” (Palavras Preliminares in El amor en las psicosis)
Estamos também em consonância com o X ENAPOL que nos convoca a compartilhar nossa prática “com os amores loucos, devastadores, erotomaníacos, amores que desencadeiam e outros que enodam, que fazem suplência”. (Alejandro Reinoso, Boletim ahh?! #2 do X ENAPOL).
Pensamos que um eco a ressoar no Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose é o de um intenso trabalho dos participantes do Núcleo. Escolhemos este significante “participação” como eixo, por ter aparecido diversas vezes nas nossas conversas. É um momento de exposição desse trabalho para além dos limites do Núcleo e da CLIPP.