Perspectivas da prática analítica com o Autismo: diagnóstico e tratamento
“O que difere o autismo da psicose como uma resposta do parlêtre ao encontro traumático do corpo com lalíngua? O que nos ensinam as crianças do Um sozinho sobre a estrutura autística?…”
Constatamos que em nossos dias o diagnóstico de autismo tem aumentado exponencialmente, dando-nos a impressão de que são borradas as diferenças com relação a outros diagnósticos. “Desde a publicação do DSM – IV, em 1994, a quantidade de casos associados a essa categoria progride em ritmo epidêmico”, e cada vez mais nos sentimos impelidos a estudar de maneira aprofundada o que é para nós, praticantes da psicanálise, os diagnósticos e a direção de tratamento, a partir das ferramentas conceituais de que dispomos graças a Freud, Lacan, Éric Laurent, Rosine e Robert Lefort, Jacques-Alain Miller, Patrício Alvarez Bayon, Jean-Claude Maleval, dentre outros.
No Ano de 2025, nos dedicamos a trabalhar o livro O Autismo, entre alíngua e a letra de Patrício Álvarez Bayón, publicado em português.
Neste ano nos dedicaremos à articulação entre a teoria e a clínica, com o objetivo de avançar no esclarecimento do tratamento do autismo, para tanto, iremos lançar mão dos casos clínicos que estão publicados, e a partir dos quais poderemos discutir a operacionalidade dos conceitos que estudamos: alíngua, letra, furo, foraclusão do furo, Um sozinho, real, etc
Cada caso de autismo sugerido no programa será apresentado por um dos integrantes do Núcleo que trará outras referências bibliográficas. Convidamos a todos os interessados a participar desta jornada.
Cronograma:
28/03 – Apresentação do tema
Como se diagnostica o autismo?
Bibliografia: CARBONELL, N. In: Não tudo sobre o autismo. Vitória: Editora Cândida, 2025, p.58-73.
O diagnóstico TEA no DSM – Liz Vitoria do Amaral
11/04 – Fazer de Lalíngua Linguagem: uma invenção – Ana M. Wilson Maia
Bibliografia: MAIA, A. M. W. Autismo e Psicose infantil: da clínica à política e retorno 2. (Org. Ana Martha Maia). Goiânia: Kelps, 2025, p.125-130.
16/05 – Do suposto autismo de Albert Einstein
Bibliografia: MALEVAL, J.-C. Autismo e Psicose infantil: da clínica à política e retorno 2. (Org. Ana Martha Maia). Goiânia: Kelps, 2025, p. 71-104.
20/06 – Variedades da letra e objetos autístico
Bibliografia: LAURENT, É. Pais e psicanalistas pensam o autismo – Centro de Estudos e de Pesquisas sobre o Autismo. Belo Horizonte: Scriptum, 2025, p.166-185.