Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

NÚCLEO DE PESQUISAS EM PSICANÁLISE E MEDICINA- O CORPO EM PSICANÁLISE

 

Lin Yung Cheng

Eliane Costa Dias (CLIPP/EBP/AMP)

Niraldo de Oliveira Santos (CLIPP/EBP/AMP)

 

Desde o primeiro semestre de 2006 este núcleo elegeu como eixo central “O corpo em Psicanálise”, com o objetivo de precisar conceitos teóricos que nos permitem abordar as manifestações no corpo identificáveis na prática clínica. A partir de 2017, esse caminho de pesquisa nos levou a interrogar a clínica, o diagnóstico, o estatuto do corpo e do sintoma a partir do último ensino de Lacan.

Se “o inconsciente é a política” 1, no último Lacan, a psicanálise orienta-se por uma “política do sinthoma”: a tensão entre o sintoma-mensagem, ponto de partida do ensino de Lacan, e o sintoma-modo de gozo, referência central de seu último ensino, introduz uma nova lógica que rege a clínica, a teoria e a ética em psicanálise e orienta sua Escola.

Para este ano, seguimos com a proposta de extrair consequências do último ensino de Lacan que nos permitam sustentar uma clínica e uma política da psicanálise à altura da subjetividade de nossa época. Em tempos de ascensão do objeto a, de aceleração da civilização e de discursos totalitaristas, das neuro-tecnociências e das religiões, como levar adiante o discurso analítico, orientado por uma política do sintoma e por uma ética da singularidade, do saber-fazer com o gozo?

Nessa tarefa, nos serviremos da leitura das aulas de J-A. Miller em seu Curso da Orientação Lacaniana de 2007-2008: Todo mundo é louco 2. Neste curso, para além de persistir em seu rigoroso trabalho de elucidação do ultimíssimo ensino de Lacan, Miller nos convoca a interrogar o lugar do discurso e da prática da psicanálise no mundo contemporâneo.

As atividades do Núcleo acontecem mensalmente, às terças-feiras, das 20:30 às 22:00, via plataforma Zoom e a coordenação está sob a responsabilidade de Eliane Costa Dias e Niraldo de Oliveira Santos.

 

Inscrições na atividade: psicanálise.clipp@gmail.com

 

1 LACAN, J. O seminário, livro 14: a lógica do fantasma (1966-1967). Lição de 10 maio 1967. Inédito.
2 MILLER, J-A. Todo el mundo es loco. Buenos Aires: Paidós, 2015.