Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

Abril/2015: Acontece na CLIPP – Núcleo de pesquisa em Filosofia e Psicanálise

Núcleo de pesquisa em Filosofia e Psicanálise iniciou suas atividades neste mês de março com a apresentação de um texto sobre diferentes abordagens, partindo da psicanalítica, do atentado contra o jornal satírico Charlie Hebdo, em Paris. A proposta do núcleo é continuar a desenvolver a leitura do Seminário 6 – O desejo e sua interpretação, trazendo sempre à discussão suas articulações com a filosofia, a literatura, o teatro e acontecimentos da contemporaneidade.

No segundo boletim eletrônico “Flash“ do VII ENAPOL, Marcelo Veras escreveu editorial no qual chama atenção para o ineditismo da palavra “Império” já que a fragmentação simbólica exclui no mundo contemporâneo qualquer mestre que se preste ser absoluto. Continua seu texto lembrando que: “As imagens imperam sem veicular sentidos, leis ou normas. Elas imperam porque nos escravizam, mas nada desejam. Elas imperam no vácuo da inexistência do Outro, como puro semblante do que se vela, ou seja, o próprio olhar.“

A pertinência de trazer o tema Charlie, no meu entender, diz respeito ao exibicionismo e a espetacularização destes atos terroristas em detrimento do próprio caráter supostamente religioso. Foram atos diretamente associados ao “império das imagens”, imagens estas que, na citação do parágrafo acima, escravizam-nos e nada – absolutamente nada – desejam. Isso nos interessa.

Paula Christina Verlangieri Caio

O texto integral está disponível no site da CLIPP, na seção de artigos:
http://clipp.org.br/biblioteca-artigos_67.php

_____________________________________________________________________________________
Núcleo de pesquisa em Filosofia e Psicanálise
Periodicidade· quinzenal, terças-feiras das 13h00 às 14h30
Coordenação· Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri e Paula Christina  Verlangieri Caio
_____________________________________________________________________________________