Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

PSICANÁLISE E MEDICINA

Eliane Costa Dias (CLIPP/EBP/AMP) e Niraldo de Oliveira Santo (CLIPP/EBP/AMP)

   INSTAGRAM: @above.art.ru

Para o ano de 2021, o Núcleo de Pesquisas em Psicanálise e Medicina escolheu como tema de trabalho “Por uma clínica do falasser: sinthoma e Um-corpo”, visando uma investigação em torno do conceito de inconsciente real no ensino de Lacan.

Desde o primeiro semestre de 2006 este núcleo elegeu como eixo central “O corpo em Psicanálise”, com o objetivo de precisar conceitos teóricos que nos permitem abordar as manifestações no corpo identificáveis na prática clínica. A partir de 2017, esse caminho de pesquisa nos levou a interrogar o estatuto do corpo e do sintoma a partir do último ensino de Lacan.

Nesta vertente, nossa proposta de trabalho visa colocar em primeiro plano os conceitos de corpo, gozo, inconsciente e sinthoma, e escolhe como material de trabalho as aulas do Curso de Orientação Lacaniana de Jaques-Alain Miller, proferidas nos anos de 2006-20071. Neste curso, Miller parte de um enunciado de Lacan retirado do texto “Prefácio à edição inglesa do Seminário 112”: “Quando o esp de um laps (…) já não tem nenhum impacto de sentido (ou interpretação), só então temos certeza de estar no inconsciente. O que se sabe consigo”, e procede um cuidadoso trabalho de transmissão e interpretação das diferenças fundamentais entre os paradigmas lacanianos em torno do conceito de inconsciente, para destacar, também com o auxílio do Seminário 23 de Lacan – O Sinthoma, as principais coordenadas acerca do inconsciente real. Com isso, ao tomar o ensino de Lacan a partir de uma perspectiva continuísta, Miller se utiliza dos significantes que ficaram consagrados como articulados ao inconsciente transferencial para, em seguida, lançar mão de outros conceitos que marcam a clínica do real: Sintoma/Sinthoma, Histeria/Histoeria, Linguagem/Lalíngua, Sujeito do inconsciente/Falasser, dentre outros.

No 2º semestre, serão trabalhados os temas “Um-corpo”, “Inconsciente e sinthoma” e “Sentido e furo”.

As atividades do Núcleo acontecem mensalmente, às terças-feiras, das 20:30 às 22:00, via plataforma Zoom, e a coordenação está sob a responsabilidade de Eliane Costa Dias e Niraldo de Oliveira Santos. Os interessados devem enviar e-mail para a secretaria da CLIPP: psicanalise.clipp@gmail.com.

1 Miller, J-A “Perspectivas do Seminário 23 de Lacan. O Sinthoma”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

2 Lacan, J. “Prefácio à edição inglesa do Seminário 11” (1976). In: Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003, p. 567.