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A Política do inconsciente e a democracia

 

                              Thierry Durval

 

 

Vera Lúcia Furst (CLIPP)

Esse tema, recebi como sugestão dos editores do HADES e desde então vem me trazendo várias indagações.

O desafio inicial ao me debruçar sobre o assunto foi, além da complexidade, a extensão de aspectos destes conceitos essenciais em suas respectivas áreas: o inconsciente para a psicanálise e a democracia para a filosofia. Apesar das áreas distintas, tentarei ao longo deste texto estabelecer alguma ligação entre eles.

A organização política na Grécia antiga foi designada como democracia, “demo” significa povo e “cracia” governo. Ainda vale a pena ser mencionado o aspecto de que a política Ateniense era caracterizada pela reunião e discussão em praça pública, a Ágora, com a participação de todos os considerados cidadãos, excluindo-se os escravos, estrangeiros e as mulheres.

A ideia de que o conceito de democracia nasce de uma subversão, poderia contrapô-lo à psicanálise, principalmente para alguns de seus críticos, que a definem como normatizadora e adaptativa.

Apesar da experiência como analisante me levar a conclusões bem diferentes quanto a estes aspectos, foram as críticas de Lacan à uma psicanálise normatizadora e suas pontuações que me nortearam neste percurso.

Já em 1953, em seu texto Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise, Lacan afirma “que antes renuncie a isso, portanto, quem não conseguir alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época. Pois, como poderia fazer de seu ser o eixo de tantas vidas quem nada soubesse da dialética que o compromete com essas vidas num movimento simbólico”, apontando, já naquela ocasião, que o analista não pode se furtar a decifrar a dinâmica em curso. Se levarmos em consideração que a dialética do desejo não é individual, apesar da experiência analítica dar uma impressão contrária, por se constituir num atendimento individual onde o sujeito fala de sua singularidade, o analista tem a responsabilidade de conhecer e enxergar a economia, a cultura, a política de sua época.

Nesse contexto, MH Brousse em sua conferência ‘O analista e o político’ em 2002, levanta uma indagação sobre o que seria a neutralidade do analista e responde que essa posição não é um “Eu não vou tomar partido”, e acrescenta, “O analista é forçosamente alguém que se envolve, se engaja e que toma partido”.

Como pensar essa neutralidade com envolvimento e de forma a não fortalecer as identificações?

Podemos pensar um comprometimento sem julgamentos, e é fundamental para que isso ocorra que o analista não se presentifique como sujeito.

Por fim, é possível inferir que essas premissas são muito difíceis de serem construídas nas condições atuais, mas temos que ter em conta que a neutralidade, aquela absoluta, até indiferente, isenta, só pode ser alcançada por algumas marcas de shampoo infantis que recebem a classificação de neutros.

Dessa forma, podemos concluir que uma experiência analítica, ao ir em direção ao gozo, levará o falasser (parletre) a procurar modificar a posição que ele ocupava até então no discurso do mestre nesse percurso: o sujeito deve voltar ao seu processo de escolhas, o que exige do analista um envolvimento ativo, que nada mais é do que o comprometimento político.

Bibliografia

Brousse, MH (2002) “O analista e o político: “Alcançar em seu horizonte a subjetividade de sua época”. In O Inconsciente é a política. São Paulo: Escola Brasileira de Psicanálise, 2018, pp. 25-43.

Lacan, J (1953) “Função e campo da fala e da linguagem em psicanálise”. In Escritos, Rio de Janeiro: Ed Jorge Zahar, 1998, pp. 238-324.