Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023

Atividades em 2014

2014 começou! Energias renovadas. Retomamos o trabalho:

  • No Curso de Psicanálise, o semestre será dedicado à unidade: O Caso Dora e as novas histerias. A partir do aforismo lacaniano – “O que é uma mulher?” percorreremos os conceitos da psicanálise, de Freud a Lacan, que nos permitem abordar as questões do desejo, do feminino e dos desafios clínicos lançados pelos sintomas da época.

O curso terá início em 10 de fevereiro, com a coordenação de Maria Helena Barbosa e Niraldo de Oliveira Santos.

  • Abrindo as atividades do semestre e do Curso de Psicanálise teremos a presença de Vladimir Safatle, professor dos departamentos de Filosofia e Psicologia da USP e parceiro frequente nos 10 anos de existência da CLIPP, com a conferência – Contingência e gênero na histeria: uma releitura do caso Dora.

  • O curso Lacan, difícil? segue com a proposta de trabalho sobre os Escritos de Lacan.

  • A Seção Clínica, os Núcleos de Pesquisa e os Seminários retomam suas programações, orientados pelos grandes eixos teórico-clínicos que movimentam o Campo Freudiano neste ano: Um real para o século XXI (tema do IX Congresso da AMP), Trauma nos corpos, Violência nas cidades(tema do XX Encontro Brasileiro do Campo Freudiano).

Animados pela continuidade das comemorações dos 10 anos da CLIPP, contamos com a presença, o entusiasmo e a criação de todos vocês.
Cordialmente,
Carmen Silvia Cervelatti
Eliane Costa Dias
Marcia Barbeito
Niraldo de Oliveira Santos

 

Rua Cardoso de Almeida, 90 – cjs. 111 e 113 – São Paulo – (11) 3864.7023
www.psicanalise.clipp.org.br
clipp@terra.com.br