Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

HADES – CLIPP em Notícias #16

Editorial #16
cabecalho-hades
EDITORIAL #16 | 24 de junho  de 2022- www.clipp.org.br

EDITORIAL #16

M. Bernadette S. de S. Pitteri (EBP/AMP/CLIPP)

HADES chega a seu 16º número num momento de recrudescimento da Pandemia de COVID, com novas cepas ameaçadoras – o vírus se defende. E os humanos? Eles parecem buscar se defender, como afirma Lacan, dos efeitos da cicatriz, consequência da evaporação do Nome do Pai. E se defendem juntando-se em grupos, buscando nomeação, ignorando e eliminando as diferenças, o que redunda logicamente em segregação – aquele que não carrega o meu nome é ignorado, desconsiderado e até eliminado. Haveria outra forma ou formas de se enfrentar o horror da cicatriz escancarada?

Leia mais

ENSINO

NOTA SOBRE O CONCEITO DE SEGREGAÇÃO EM JACQUES LACAN

Leny Mrech (EBP/AMP/CLIPP)

Para introduzir a noção de Segregação é preciso deixar claras algumas observações. Segregação não é um conceito fundamental da Psicanálise, não aparece de forma explícita em Freud, que o utiliza apenas como sinônimo de separação, com destaque nos chamados textos culturais: Psicologia das Massas e análise do Eu e O Mal-estar na civilização.

 

Leia Mais

Banner-Clip-PodCast
 EP. 4 – Questões sobre segregação e inclusão por Leny Mrech  (EBP/AMP/CLIPP) 

ATUALIDADE PSICANALÍTICAS

CORPOS TRANS, ÓDIO E SEGREGAÇÃO

Eliane Costa Dias (EBP/AMP/CLIPP)

A problematização do conceito de Gênero é uma marca de nossa época. “Gênero” e “Trans” tornaram-se significantes mestres na contemporaneidade.

A multiplicidade e a diversidade com que proliferam novas propostas de identidades e de modos de vivenciar o corpo e a sexualidade, desafiam os psicanalistas a saberem abordar essas trans-formações e seus efeitos: na clínica, na relação com a teoria, no debate com outros discursos, no exercício da ética e da política da psicanálise.

 

Leia mais

ATUALIDADES PSICANALÍTICAS

CRACOLÂNDIA

Durval Mazzei Nogueira Filho  (Psiquiatra / EBP-SP/ CLIPP)

Escrevi um texto com o mesmo título, acrescido de quatro pontos de exclamação, em 2017. Volto a escrever sobre o mesmo tema. Não coloco os pontos de exclamação pois, se conotavam surpresa há cinco anos, seria hipocrisia fingir surpresa cinco anos após. Se repetição tem algum sentido e uma passagem ao ato comunitário, social, a história da Cracolândia é exemplar.

Leia Mais

RESSONÂNCIAS 

A PSICANÁLISE EM TEMPOS DE GUERRA 

Ariel Bogochvol (Psiquiatra / EBP/ AMP / CLIPP)

Usamos a palavra guerra não apenas no sentido estrito – conflito militar entre dois ou mais países, grupos, facções – mas latu sensu, aplicando-a a situações que envolvam violência, destruição, morte e também a combates no plano político, ideológico, cultural, jurídico, isto é, a palavras, ideias, narrativas, discursos que expressem, preparem ou desencadeiem, no real, violência, destruição e morte.

 

 

Leia Mais

RESSONÂNCIAS

PSICANÁLISE, ESTUDOS DE COLÔNIAS E O RACISMO NO BRASIL

Melissa Ádga da Silva  (CLIPP)

Há pouco mais de quatro séculos, pessoas negras provenientes de diversas regiões da África foram transportadas para o Brasil e enviadas ao trabalho escravo nas fazendas. Dessa maneira, permanecem por mais de três séculos.

Leia Mais
Boletim Eletrônico da CLIPP – Clinica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise
Editora: Maria Bernadette Soares Sant’Ana Pitteri.
Coeditores : Cláudio Ivan Bezerra e Leny Magalhães Mrech
Revisora: Daniela de Camargo Barros Affonso
Comissão Científica: Carlos Ferraz Batista, Rodrigo Camargo, José Wilson Ramos Braga Júnior ,
Leny Magalhães Mrech, Rosangela Carboni Castro Turim.
Diretora Geral: Maria Bernadette Soares de Sant’Ana Pitteri;
Diretora  de Ensino e Pesquisa: Maria Cristina Merlin Felizola.
Diretora Secretário e Tesoureiro: Márcia Aparecida Barbeito.
Diretor de Publicações: Cláudio Ivan Bezerra.
Siga nossas redes sociais