Editorial #18
EDITORIAL #20 | 31 de dezembro de 2022- www.clipp.org.br
EDITORIAL HADES #20
M. Bernadette S. de S. Pitteri (AMP/EBP/CLIPP)
HADES, movendo o Acheronta, chega a seu vigésimo número nos estertores de 2022, final de mais um ano assolado pela pandemia do Corona Vírus, que parece permitir finalmente o vislumbre de um final, o que faz com que a CLIPP retome paulatinamente suas atividades presenciais.
RESSONÂNCIAS
A CONSOLIDAÇÃO DO DISCURSO CAPITALISTA E A QUEDA DO NOME-DO-PAI
Rafael Zanato (CLIPP – Núcleo de Psicanálise e Filosofia)
Lacan enuncia os quatro discursos (do mestre, da universidade, do analista e da histérica) a partir do Seminário 17 – O Avesso da Psicanálise. Estes quatro discursos circulam nas relações sociais e funcionam como semblante, o que nos permite afirmar que todo o discurso é semblante.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
O SINTOMA E O SINTHOME DO SER FALANTE
KÁTIA RIBEIRO NADEAU (CLIPP – Seminário de Leitura)
O sintoma para a psicanálise é a resposta do ser falante ao traumático do Real. Esta é a premissa que destaco neste percurso das discussões e elaborações do Seminário de Leitura da CLIPP, no segundo semestre de 2022.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
DA ORDEM SIMBÓLICA AO GOZO NÃO SIMBOLIZÁVEL: UMA INFLEXÃO NO SEMINÁRIO 20 DE JAQUES LACAN (Um percurso no NUPPE – Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação)
Francisco Junior Lemes (CLIPP – NUPPE)
Em 1953, no alvorecer do seu ensino, Lacan introduziu o simbólico como uma ordem: “O contexto da análise não é outra coisa – reconhecer que função assume o sujeito na ordem das relações simbólicas que cobre todo o campo das relações humanas, e cuja célula inicial é o complexo de Édipo, onde se decide a assunção do sexo”
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
FENÔMENOS ELEMENTARES E DELÍRIO: RELAÇÕES E DISTINÇÕES
Olenice Amorim Gonçalves (Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose)
No percurso realizado ao longo do segundo semestre do ano de 2022, esta foi a questão que norteou a trilha das leituras e da pesquisa nas atividades do Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose da CLIPP.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
RESSONÂNCIAS DO NÚCLEO DE APRESENTAÇÃO DE PACIENTES E PSICOSE
Débora Garcia (CLIPP, Integrante do Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose)
É com a conhecida frase de Lacan “A psicose é isso diante do que um analista não deve recuar em nenhum caso”, proferida na Abertura da Seção Clínica de Vincennes (1977), que inicia esse texto, fruto da minha participação no Núcleo de Apresentação de Pacientes e Psicose. Essa frase orbita a minha prática como Analista de Orientação Lacaniana.
Leia Mais
PESQUISA
DEPRESSÃO E A CLÍNICA DOS SIGNIFICANTES-MESTRE
Cristiane Melo
Muito se fala sobre depressão, chegando a ser apontada como um fenômeno moderno, especialmente no discurso comum em que o termo vem sendo associado à tristeza e ao vazio, mas se destacando mesmo como fenômeno impulsionador da indústria de fármacos, que se apresenta como “solução” para o sofrimento humano.