Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

TyA é uma rede mundial, criada há 20 anos, que reúne grupos e instituições ligadas aos Institutos do Campo Freudiano em diversos lugares do mudo que se ocupam e se interrogam acerca do tema das Toxicomanias e Alcoolismo. Tem a orientação de Judith Miller e a revista Pharmakon como veículo de troca.
A rede TyA Brasil está em expansão, contando já com vários núcleos, cartéis e grupos de discussão ligados aos Institutos. É coordenada por Maria Wilma S. de Faria.

I Encontro da Rede Tya
Em novembro deste ano (20/11/2014) teremos o primeiro encontro brasileiro da rede em Belo Horizonte com o tema: “Adições, corpo, violência: O que está em jogo hoje?”. O encontro contará com a participação de Maurício Tarrab e Fabián Napasterk.
Os quatro eixos do encontro serão:

  • A psicanálise frente às inúmeras manifestações tóxicas. Compulsões. Adicções receitadas
  • Cenários urbanos: segregação, espaços e outros discursos
  • Violência contra si e suicídios cotidianos: o corpo aviltado; o real em jogo
  • A droga e a passagem ao ato

Mais informações ipsmmg@institutopsicanalise-mg.com.br
Poderão ser enviados trabalhos até 12/10/2014.

Núcleo de Toxicomania e Psicanálise – Clipp
O núcleo é coordenado por Durval Nogueira Mazzei Filho e tem encontros mensais. Está aberto a interessados (estudantes, profissionais da área, psicanalistas, entre outros).
O núcleo busca subsídios teóricos que sustentem outro olhar no campo da toxicomania, pautados pela clínica, um ato por parte dos psi­canalistas que, ao assumirem a posição de analista, oferecem um lugar para o particular de cada sujeito.
Para o I Encontro da Rede TyA o núcleo está trabalhando sobre o terceiro e quarto eixos e apresentará um trabalho sobre “As agruras do suicídio por drogas lícitas e ilícitas e o caminho da Arte”.

Angelino Bozzini

Rua Cardoso de Almeida, 90 – cjs. 111 e 113 – São Paulo – (11) 3864.7023
www.psicanalise.clipp.org.br
clipp@terra.com.br