Editorial #18
EDITORIAL #18 | 14 de outubro de 2022- www.clipp.org.br
EDITORIAL HADES #18
M. Bernadette S. de S. Pitteri (AMP/EBP/CLIPP)
Entramos na primavera, tempo em que Perséfone* volta a florir o mundo, mas as convulsões climáticas (e não só!) que enfrentamos, fazem duvidar que a deusa tenha de fato migrado de seu mundo sombrio. Mas persistimos.
Leia mais
ENSINO
HANS: FAZER UM PAI COM SINTOMA
Luiz Felipe Monteiro (EBP/AMP)
O pequeno Hans aos quatro anos faz o sintoma fóbico inaugurando a sua neurose. Sua fobia é objeto da investigação do seu pai com quem nutre uma relação afetiva e amorosa. Hans tem em seu entorno um ambiente onde não é confrontado com frustrações. “Ele nada em felicidade”, como diz Lacan.
EP. 6 – Fobia e o real do corpo com Luiz Felipe Monteiro (EBP/AMP)
RESSONÂNCIAS
O MEDO DE HANS: SOBRE FOBIA, ANGÚSTIA E SABER
Maria Cristina Merlin Felizola (CLIPP)
Neste texto, o autor ressalta que para Lacan a manifestação do “faz pipi” i de Hans que se agita e se torna real é o elemento chave para a compreensão do caso, pois causa uma modificação na sua economia libidinal. Algo do real que comparece e com o que Hans vai ter de lidar.
Leia Mais
ATUALIDADES PSICANALÍTICAS
A CRIANÇA COM LAUDO: O PAPEL DA ESCOLA
NA MEDICALIZAÇÃO DAS CRIANÇAS
Emanuelle Garmes (Psiquiatra /CLIPP)
Nas escolas brasileiras cresce uma nova forma de nomeação: criança com laudo. Esta é usada para designar os estudantes que precisam de recursos pedagógicos adicionais: mais tempo para fazer provas, aulas de reforço com tutores, abordagem diferenciada dos professores em caso de distrações, ou comportamentos mais agitados em sala de aula.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
SINTOMA, SEM INIBIÇÃO E ANGÚSTIA
Rosângela C Castro Turim (CLIPP)
“O sintoma é o que mais de real a psicanálise nos dá.” Tal afirmação de Miller em “Ler um sintoma” provocou uma questão da clínica, principalmente com adolescentes, onde o “fora do sentido” do real, a angústia ou até mesmo a inibição, não cessam de se inscrever, como resto sintomático, resistindo à interpretação do sintoma.