Editorial #21
EDITORIAL #21 | 15 de março de 2023 – www.clipp.org.br
EDITORIAL HADES #21
Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri
HADES, revista da CLIPP que objetiva publicar conteúdos autorais, produzidos pelos associados e convidados, com rigor epistêmico, e a partir da orientação lacaniana, lançou, para esta edição, um convite que propunha abordar a política lacaniana e suas ressonâncias, questão que engloba inconsciente e política, tema enraizado no ensino de Lacan desde seus primórdios, segundo Miller.
ENSINO
POLÍTICA LACANIANA
Durval Mazzei (EBP-SP/ CLIPP)
Há um sentido estrito no termo “política” que se vincula às estruturas decisórias e à orientação organizadora em uma sociedade. Visa o bem comum, a distribuição de recursos, a organização legislativa, judiciária e executiva, a prestação de serviços públicos.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
NA TRILHA DA POLÍTICA LACANIANA
Vera Lúcia Dias (CLIPP)
“Eu não digo a política é o inconsciente, mas simplesmente, o inconsciente é a política” ¹
Como referências para subsidiar o que chamo aqui de “Na trilha da Política Lacaniana” trago “O inconsciente é a política”², livro de Marie-Hélène Brousse publicado pela EBP-SP em 2003 e reeditado em 2018 e dois textos de Miller publicados na revista Opção Lacaniana em sua versão online, “Intuições Milanesas”³ e “Teoria de Turim: sobre o sujeito da Escola”4.
Leia Mais
ATUALIDADES
FARMACOCRACIA NO SÉCULO XXI: O MARKETING DO MEDO
Emanuelle Garmes (CLIPP)
Fear of missing out (FOMO) é um conceito bastante utilizado por norte-americanos para definir a “apreensão generalizada de que outros possam estar tendo experiências gratificantes das quais alguém está ausente”1.
PESQUISA
ALÉM DA QUARTA PAREDE 1
João Paulo Desconci (CLIPP)
Elucidando a diferença entre a razão e o sentido por meio da lógica, Lacan afirma que, partindo do aparelho gramatical, o que se pode extrair por conta da lógica “tem a ver com algo de ressonante” (LACAN, 1972/2011, p.86). É dentre as paredes da capela do Hospital Sainte Anne, um asilo clínico, que sua voz ressoa no seminário O saber do psicanalista, destinado a psiquiatras.
Leia Mais
ATUALIDADES
PROPAGANDA POLÍTICA NA DIMENSÃO PSICANALÍTICA
Cláudio Ivan Bezerra (CLIPP)
Esta pesquisa se dá num cenário contundente da política brasileira, marcada por uma polarização, que faz sofrer na pele os efeitos devastadores de conjunturas manipuladas pela máquina da propaganda política nos mais avançados meios digitais.
Leia Mais
RESSONÂNCIA
A QUESTÃO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E A PSICANÁLISE
Leny Magalhães Mrech (CLIPP/ EBP/AMP)
Há uma dificuldade inicial em se abordar esse tema, pois existem diversos elementos em jogo. Além das descobertas de Freud, pode-se dizer que houve uma influência bastante grande das Ciências Sociais em Jacques Lacan.
PESQUISA
POLÍTICA, PSICANÁLISE E A QUESTÃO TRANS
Sonia Perazzolo (CLIPP)
A transexualidade é vista como “questão trans”. Para entender um pouco do que se trata, vamos pensar o significado da palavra “questão”. De acordo com o dicionário “Oxford Languages”, “questão’ é substantivo feminino que quer dizer pergunta; interrogação; frase ou oração figurativa. No sentido figurado é matéria a examinar; ponto que suscita a discussão; assunto; ponto; tema; tese.