A não-solidão de Bolsonaro

Se a solidão não é isolamento, onde se encontra a não solidão de Bolsonaro? Ariel Bogochvol, associado da CLIPP, trabalha a afirmação de Bolsonaro de que ele não sente solidão no exercício do poder. A não-solidão de Bolsonaro Por Ariel Bogochvol (EBP/AMP) “The Renowned Orders of the Night”, Anselm Kiefer Em culto evangélico realizado em…

O fantasma

  O fantasma João Loureiro, 2008.   E então as pessoas se conformam e vivemos num mundo de sombras, uma “Cidade de fantasmas”. J.-A. Miller Effet retour sur la psychose ordinaire Quarto 94-95, 2009.     Trabalho da Clínica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise – Clipp, enviado para a Conversação dos Institutos do…

A função do pai: uma articulação possível

Carmen Silvia Cervelatti     Tomando “Moisés e o Monoteísmo” como texto-base e passeando em “Totem e Tabu”, “O Futuro de uma ilusão”, “Dostoievsky e o parricídio”, “Leonardo da Vinci e uma lembrança de sua infância”, “Psicologia das Massas” e “O Ego e o Id”, tenho como ponto de mira pontuar o “pai” nestes textos.…

A HORA DA ANOREXIA

Carmen Silvia Cervelatti   Estamos na hora da anorexia como estrela, a hora da indecência de uma pele sem destaque, de um corpo que ao mostrar-se dispensa a fala, que não se conjuga nem em poesia nem em prosa. Estamos no terreno de um remanejamento do corpo e de uma intervenção profunda sobre o corpo…

A MANIA E A MELANCOLIA EM FREUD E EM LACAN

Carmen Silvia Cervelatti Iniciamos nosso trabalho de pesquisa com a questão: a melancolia e a mania são afecções narcísicas e/ou psicose? Freud privilegiou a regressão da libido ao ego e a identificação melancólica ao objeto, de ordem narcísica. Com Lacan está em questão o campo do objeto e do gozo, o que está em jogo é…

As condições do tratamento e a sessão analítica

Carmen Silvia Cervelatti A sessão analítica pode ser tomada num contexto geral – enquanto unidades são esses pequenos recortes frente ao trabalho analítico completo, ao mesmo tempo em que fundam também determinam a especificidade do analítico. Por que uma sessão é analítica?   Podemos tentar responder a essa questão diferenciando a psicanálise das psicoterapias ou…

HOMEM DOS LOBOS – UM NOME PARA SERGUEI*

Carmen Silvia Cervelatti Membro da EBP e da AMP Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens. Livro das Evidências A vida do Homem dos Lobos, diferentemente dos outros casos freudianos, foi uma vida psicanaliticamente pública e publicada até seus últimos dias, quando morreu aos 92 anos de idade. Graças a…

“É no real que estará tocando?”

Por Carmen S. Cervelatti Não se desconhece o dilema de Freud sobre o enigma da feminilidade, como também as referências de Lacan ao se dizer mulher enquanto analista, ou ao afirmar que as mulheres analistas ou são as melhores ou as piores, vindo a convocá-las que tentem dizer como gozam. A mulher sempre suscita questões…

Não fique doido por uma verdade

Carmen Silvia Cervelatti   Nesse texto pretendo retomar conceitos articuladores que, de alguma maneira, estão presentes em todo ensino de Lacan, porém centralizarei no Seminário XVII[1]. Com isso, pretendo oferecer mais um material de referência, sugerido por Marie-Hélène Brousse, para articular a frase de Lacan que nomeia o Seminário Internacional da EBP-SP “O inconsciente é a política”.…