Editorial #16
EDITORIAL #16 | 24 de junho de 2022- www.clipp.org.br
EDITORIAL #16
M. Bernadette S. de S. Pitteri (EBP/AMP/CLIPP)
HADES chega a seu 16º número num momento de recrudescimento da Pandemia de COVID, com novas cepas ameaçadoras – o vírus se defende. E os humanos? Eles parecem buscar se defender, como afirma Lacan, dos efeitos da cicatriz, consequência da evaporação do Nome do Pai. E se defendem juntando-se em grupos, buscando nomeação, ignorando e eliminando as diferenças, o que redunda logicamente em segregação – aquele que não carrega o meu nome é ignorado, desconsiderado e até eliminado. Haveria outra forma ou formas de se enfrentar o horror da cicatriz escancarada?
Leia mais
ENSINO
NOTA SOBRE O CONCEITO DE SEGREGAÇÃO EM JACQUES LACAN
Leny Mrech (EBP/AMP/CLIPP)
Para introduzir a noção de Segregação é preciso deixar claras algumas observações. Segregação não é um conceito fundamental da Psicanálise, não aparece de forma explícita em Freud, que o utiliza apenas como sinônimo de separação, com destaque nos chamados textos culturais: Psicologia das Massas e análise do Eu e O Mal-estar na civilização.
EP. 4 – Questões sobre segregação e inclusão por Leny Mrech (EBP/AMP/CLIPP)
ATUALIDADE PSICANALÍTICAS
CORPOS TRANS, ÓDIO E SEGREGAÇÃO
Eliane Costa Dias (EBP/AMP/CLIPP)
A problematização do conceito de Gênero é uma marca de nossa época. “Gênero” e “Trans” tornaram-se significantes mestres na contemporaneidade.
A multiplicidade e a diversidade com que proliferam novas propostas de identidades e de modos de vivenciar o corpo e a sexualidade, desafiam os psicanalistas a saberem abordar essas trans-formações e seus efeitos: na clínica, na relação com a teoria, no debate com outros discursos, no exercício da ética e da política da psicanálise.
Leia mais
ATUALIDADES PSICANALÍTICAS
CRACOLÂNDIA
Durval Mazzei Nogueira Filho (Psiquiatra / EBP-SP/ CLIPP)
Escrevi um texto com o mesmo título, acrescido de quatro pontos de exclamação, em 2017. Volto a escrever sobre o mesmo tema. Não coloco os pontos de exclamação pois, se conotavam surpresa há cinco anos, seria hipocrisia fingir surpresa cinco anos após. Se repetição tem algum sentido e uma passagem ao ato comunitário, social, a história da Cracolândia é exemplar.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
A PSICANÁLISE EM TEMPOS DE GUERRA
Ariel Bogochvol (Psiquiatra / EBP/ AMP / CLIPP)
Usamos a palavra guerra não apenas no sentido estrito – conflito militar entre dois ou mais países, grupos, facções – mas latu sensu, aplicando-a a situações que envolvam violência, destruição, morte e também a combates no plano político, ideológico, cultural, jurídico, isto é, a palavras, ideias, narrativas, discursos que expressem, preparem ou desencadeiem, no real, violência, destruição e morte.
Leia Mais
RESSONÂNCIAS
PSICANÁLISE, ESTUDOS DE COLÔNIAS E O RACISMO NO BRASIL
Melissa Ádga da Silva (CLIPP)
Há pouco mais de quatro séculos, pessoas negras provenientes de diversas regiões da África foram transportadas para o Brasil e enviadas ao trabalho escravo nas fazendas. Dessa maneira, permanecem por mais de três séculos.