Scroll to top
  • Tel.: (11) 3864.7023 / 3938.2611

HADES – CLIPP em Notícias #15

Editorial #15
cabecalho-hades
EDITORIAL #15 | 16 de maio  de 2022- www.clipp.org.br

EDITORIAL #15

NIRALDO DE OLIVEIRA SANTOS (EBP/AMP/ CLIPP)

Homero, Hobbes, Voltaire, Rousseau, Kant, Freud, Einstein, Lacan, Arendt, Kamper, Alexijevic, Miller, Brousse e alguns outros integram o time de peso epistêmico que os colegas da CLIPP escolheram para estabelecer um denso debate em torno deste tema tão antigo quanto atual: a guerra.

O que a guerra ensina à psicanálise? O que a psicanálise pode ensinar sobre a guerra?

Leia mais

ENSINO

GUERRA E PAZ: FREUD, HOBBES, ROSSEAU. A VELHA GAIA CONVULSIONA

Maria Bernadette Soares de Sant´Ana Pitteri(EBP/AMP/CLIPP)

 

Seria a guerra uma anomalia, uma falta, um escândalo, algo que poderia não acontecer em um mundo civilizado? A guerra põe em xeque a racionalidade humana, questiona a civilização, mas a segue como sua sombra, mesmo quando não há um brilhante sol no horizonte; a história da humanidade pode ser contada através de suas guerras.

 

Leia Mais

Banner-Clip-PodCast
 EP.3 – Uma conversa sobre a guerra, a filosofia, a psicanálise por Maria Bernadette Sant’Anna Pitteria (EBP/AMP/CLIPP) 

ENSINO

Por que a Guerra? As cartas entre Einstein e Freud

Leny Magalhães Mrech(EBP/AMP/CLIPP)

Em 1931 Freud já se dedicava a pensar as questões da guerra. Ele escreveu O manuscrito inédito de 1931, possivelmente em conjunto com William Bullitt (embaixador americano na União Soviética e, posteriormente, embaixador em Paris) um pequeno opúsculo a respeito de Thomas Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos da América. Contudo, esta obra teve uma série de impasses e só foi publicada em 1967, em inglês.

 

Leia mais

ATUALIDADES PSICANALÍTICAS

A Guerra e a Ética … da Psicanálise

José Wilson Ramos Braga Júnior (CLIPP)

No dia 24 de fevereiro de 2022 deu-se início a operação militar de invasão à Ucrânia, liderada pelo presidente da Rússia, Vladmir Putin, e que vem sendo considerada um dos maiores conflitos europeus desde a 2ª Guerra Mundial. Sem previsão para acabar, traz consigo a temida possibilidade de uma 3ª Guerra Mundial – consequentemente, a maior crise de segurança desde a Guerra Fria, e é em nome da segurança que Putin justifica o fortalecimento do controle militar ao redor da Ucrânia iniciado desde 2021.

Leia Mais

RESSONÂNCIAS

Refúgio tem rosto de mulher

Noemi Araújo (CLIPP)

Elida se apropriou do termo imigrantes, ao referir-se à condição da sua mãe que, como milhares de judeus durante a Guerra, tiveram seus laços sociais rompidos. Ao se distanciar da sua própria língua, o ídiche, eles aprenderam outras para recomeçar a vida espalhados pelo mundo. “Não gostamos de ser chamados de refugiados. Chamamo-nos uns aos outros ‘recém-chegados’ ou ‘imigrantes’”, diz Hanna Arendt no ensaio Nous autres réfugiés (1943). Assim, os judeus mudaram o sentido do termo “refugiados’’ por saberem da inexistência de algum ato que os condenariam ao refúgio.

Leia Mais

RESSONÂNCIAS

As imagens da guerra e o seu fascínio

Cláudio Ivan Bezerra (CLIPP)

No início das primeiras horas do dia 24 de fevereiro de 2022, o presidente russo Vladmir Putin anunciou o início de uma “operação militar especial” na Ucrânia. Em instantes, explosões em Kiev, Kharkiv, Odessa e Donbassi. À velocidade da luz toda comunicação planetária passou a fixar o olhar para aquilo que passaria a ser o maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Agências de notícias, emissoras, redações, âncoras, repórteres passaram a se concentrar em uma nova fonte de dados: as mídias sociais um arsenal inédito de narrativas diretamente do status quo.

Leia Mais

MONOGRAFIA 

A Psicanálise e a questão trans

Cibelle Pereira Soares (CLIPP- Curso de Psicanálise)

Aqueles que não se identificam com o binário homem-mulher, não são exatamente novidade no mundo, porém ao longo da história da psicanálise, pouco se falou sobre eles. Ao constatar que cada vez mais pessoas se afirmam trans na sociedade atual e na clínica, Miller confirma a importância do tema para os psicanalistas atuais. Afinal, o próprio Freud dizia não haver antagonismo entre psicologia individual e a coletiva, sendo a psicanálise uma prática política que deve estar atenta às consequências do seu discurso no âmbito social.

Leia Mais
Boletim Eletrônico da CLIPP – Clinica Lacaniana de Atendimento e Pesquisas em Psicanálise
Editora: Maria Bernadette Soares Sant’Ana Pitteri.
Coeditor: Cláudio Ivan Bezerra
Revisora: Daniela de Camargo Barros Affonso
Comissão Científica: Carlos Ferraz Batista, Rodrigo Camargo, José Wilson Ramos Braga Júnior ,
Leny Magalhães Mrech, Rosangela Carboni Castro Turim.
Diretora Geral: Maria Bernadette Soares de Sant’Ana Pitteri;
Diretora  de Ensino e Pesquisa: Maria Cristina Merlin Felizola.
Diretora Secretário e Tesoureiro: Márcia Aparecida Barbeito.
Diretor de Publicações: Cláudio Ivan Bezerra.
Siga nossas redes sociais