Editorial #14
EDITORIAL #14| 26 de março de 2022- www.clipp.org.br
Editorial Hades 14
Sandra Arruda Grostein (CLIPP/EBP/ AMP)
Este número de #Hades se dedica a apresentar o programa de diferentes atividades que estão previstas para o primeiro semestre de 2022 na CLIPP.
São seis núcleos de pesquisas e um seminário de leitura cujos temas variam desde a articulação possível entre psicanálise e filosofia, psicanálise e toxicomania ou ainda psicanálise e medicina até o estudo clínico teórico dos conceitos próprios da psicanálise.
Leia mais
SEMINÁRIO DE LEITURA
O SINTOMA – SENTIDO E GOZO
Carmen Silvia Cervelatti (CLIPP/EBP/AMP)
Daniela de Camargo Barros Affonso (CLIPP/EBP/AMP)
O sintoma das histéricas inaugurou a psicanálise e, desde então, primeiro com o próprio Freud e, depois, com Lacan, adquiriu variedades conceituais importantes. Como Miller aponta, Lacan não deixa, a esse respeito, uma doutrina dogmática, mas um campo problemático de investigação.
NÚCLEO DE PESQUISA
PSICANÁLISE & TOXICOMANIA
Durval Mazzei(CLIPP/PSIQUIATRA/PSICANALISTA)
O Núcleo Psicanálise & Toxicomania debruça-se sobre o fenômeno da adicção a drogas, dependência química ou toxicomania. Visa uma construção teórica e clínica a respeito da condição. Parte da proposição de que a toxicomania não se inclui entre os sintomas freudianos e pode ser assimilada à denominada clínica contemporânea onde o não sentido brilha como o objeto elevado ao céu, para além do Outro.
Leia mais
NÚCLEO DE PESQUISA
NÚCLEO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE E MEDICINA – O CORPO EM PSICANÁLISE
Eliane Costa Dias (CLIPP/EBP/AMP)
Niraldo de Oliveira Santos (CLIPP/EBP/AMP)
Desde o primeiro semestre de 2006 este núcleo elegeu como eixo central “O corpo em Psicanálise”, com o objetivo de precisar conceitos teóricos que nos permitem abordar as manifestações no corpo identificáveis na prática clínica. A partir de 2017, esse caminho de pesquisa nos levou a interrogar a clínica, o diagnóstico, o estatuto do corpo e do sintoma a partir do último ensino de Lacan.
Leia Mais
NÚCLEO DE PESQUISA
NÚCLEO DE PESQUISA EM PSICANÁLISE E FILOSOFIA
M. Bernadette S. de S. Pitteri (CLIPP/EBP/AMP)
Márcia Barbeito (CLIPP)
A filosofia, que desde seus primórdios buscou entender as condições de possibilidade do conhecimento humano, vivenciou o paulatino desprendimento de ramos do saber que se tornaram fortes o suficiente para ter crescimento independente, das matemáticas à psicologia e, mais recentemente, pode-se pensar na própria psicanálise.
Leia Mais
NÚCLEO DE PESQUISA
O ENSINO DE LACAN, O SABER, O SENTIDO, O GOZO E O REAL
Leny Magalhães Mrech (CLIPP/EBP/AMP)
Neste semestre, o Núcleo de Pesquisa de Psicanálise e Educação (NUPPE) da CLIPP irá trabalhar o Seminário XX, Mais Ainda, de Jacques Lacan, abordando os temas: o ensino de Lacan, o saber, o sentido, o gozo e o real.
Leia Mais
NÚCLEO DE PESQUISA
NÚCLEO DE PESQUISA E LEITURA SOBRE APRESENTAÇÃO DE PACIENTES E PSICOSE
Marizilda Paulino (CLIPP/EBP/AMP)
Perpétua Medrado Gonçalves (CLIPP/EBP)
Tomamos como ponto de partida uma pergunta: por que as apresentações de pacientes seriam um dispositivo adequado para o sujeito psicótico? Essa pergunta surge do título do texto de Claude Léger, “Elogio de la apresentación de enfermos. Um dispositivo adequado”.
Leia Mais
NÚCLEO DE PESQUISA
O TRABALHO PSICANALÍTICO COM CRIANÇAS
Célia M. B. Siqueira(CLIPP)
Luciana Carvalho Rabelo (CLIPP)
Maria Cristina Merlin Felizola (CLIPP)
O trabalho psicanalítico com crianças iniciou-se com O Caso Hans . Freud teve um único encontro com Hans, pois o caso foi conduzido por seu pai que era médico, analisando de Freud e seguidor de suas teorias.
O pai de Hans relatava todas suas impressões sobre a criança e seguia as intervenções feitas por Freud. Mesmo assim, Hans tornou-se paradigma de análise de crianças.